domingo, 28 de novembro de 2010

Tempo,tempo,tempo.....





Queridos, faz tempo desde a última atualizada, mas temos novidades…

Bem, ficamos no Rio muito mais tempo do que panejamos . Este período foi muito rico, aproveitarmos nossa rotina à bordo, ficamos mais perto do Mauro, profundas conversas, laços mais fortes, família. Kasuo…uma ótima companhia, solidariedade, sapiência oriental e ótimas comidinhas também.
Mehoramos nossa técnica nos trabalhos diários do barco, conhecemos pessoas muito interessantes. Respeitamos o tempo de tudo….da natureza, o nosso em relação adaptação a rotina à bordo, ao tempo cronológico, que nos fez refletir e não correr para chegar, e sim aproveitar a viajem seja ela para onde for. Ficamos mais fortalecidos.
Tentamos sair com aquela frente fria. O Kasuo embarcou à tarde e como previsto, chovia e ventava…de madrugada o barco arrastou , arrumamos um novo lugar e esperamos amanhecer para sair. Saímos as 6:30 sem chuva com vento em torno de 12 a 15 nós sudoeste. Mar grosso, muito desconforto na saída da baía da Guanabara. Depois de mais ou menos 1hora e meia de viajem Marina já tinha vomitado mais de cinco vezes e não conseguia se hidratar….Ficou molinha, páliada, enfim, avisei o restante da tripulação. Pensamos…. o Bossa Nova estava começando a ficar mais confortável, só na vela, com ondas de quase 2,5 m. Andava muito bem. Mas como estávamos a 10 horas de Cabo Frio e não sabíamos como ela ficaria, tomamos a decisão de voltar. Esta decisão, sabíamos, que seria responsável por deixar o barco no Rio , pois não teríamos mais tempo hábil….Nosso trabalho que começaria em janeiro irá começar em dezembro e tínhamos infinitas providencias a tomar em terra, em Belém. E sair correndo, direto até Recife , estava fora do nosso objetivo que era desfrutar das paragens com tranquilidade.
Depois de 2 horas estávamos novamente na baía da Guanabara e Marina começou a melhorar. Arrumamos as coisas e fomos trabalhar e pensar.
Após 1 semana voltamos decidos a deixar o barco em Angra e desfrutar da tranquilidade e beleza do lugar que tanto sonhamos estar com nosso barco….Seria tranquilo para Marina e bem mais perto do Fe, da Lu e dos amigos de São Paulo que nem conheceram o barco .
Decisão tomada, avaliamos a previsão do tempo e decidimos partir no dia 14 de nov às 22h. Mauro e Paulo foram conosco. Noite Linda, muitas estrelas, luzes do Rio de Janeiro …magnífica visão. Mas havia muitos navios, e atenção total durante à noite. Mar tranquilo, vento favorável, estrelas cadentes, vela grande para ajudar, mas o vento era fraco.
O dia raiou num espetáculo de tons laranja, rosa, vermelho, , o mar acalmou , parecia que estava observando…..contemplação, agradecimento aos Deuses e Deusas da natureza.
Entramos na baíada da Ilha Grande com um vento delicioso, céu azul, sol. Muitas conversas gostosas, e claro, Mauro e Paula depois de conhecer as belezas deste lugar e terem gostado do dia a dia a bordo , estavam decididos a comprar um veleiro, talvez um atol 23.
Fomos direto para Ubatubinha, nosso cantinho, Lelé nos recebeu com uma ajuda pegando a poita. Colomamos o Tom na água e fomos tomar uma batitida de côco e comer pastéis. Conhecemos um pessoal da França muito bacanas e como de costume no mar, batemos um longo papo.
À noite fizemos uma bacalhoada e jogamos conversa fora no cockpit. No dia seguite fomos direto para Bracuhy , pois o Mauro e Paula tínham que ir embora e iam ver se achavam um atoll 23 por lá. Tudo corrido, chegamos na Marina sem ninguém para ajudar ou definir onde iríamos parar. Rolou um stress….mas no final tudo deu certo.
Eles se foram e nós ficamos arrumando o barco e conversando com ele….Agora, depois de 3 meses vivendo à bordo, iríamos passar a nos ver de vez em quando….Bateu um aperto, mas acho que foi a decisão correta. É que essa vidinha é muito boa e o Bossa Nova é muito companheiro, aconchegante, marinheiro…Saudades, mas logo estaremos de volta. Temos uma nova missão , um novo trabalho que também inclui dias de folga à bordo, nos cantinhos tão sonhados, com nosso amado barquinho.
Até breve. Bossa Nova. Te amamos!!!
Como o bossa nova é eclético, deixamos uma música do Caetano ….para refletir sobre o tempo, sobre as coisas da vida ,suas passagens.

Agradecemos a todos que acompanharam a construção deste sonho, aos tripulantes da web, como são todos amigos, agora podemos combinar para passarmos uns dias juntos.
Bons ventos
Marcia , Maurício e Marina.

Oração ao tempo- Caetano Veloso

És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...

Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...
Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...

O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário