domingo, 12 de setembro de 2010

Primeira navegada



Após tres dias de muito vento, batendo em 25 nós o que tornava o desnbarque do barquinho da Aumar uma aventura, com Marina, compras etc.., finalmente um lindo dia de sol e uma brisa tranquila. Logo cedo o Miguel ( marceneiro naval ) esteve a bordo para os últimos remates, seguido pelo Teles que também veio instalar alguns equipamentos para as velas e o Alexandre para os retoques da popa. Na hora do almoço o Roberto e o Yuri chegaram para a revisão dos instrumnetos eletrônicos o que foi até o final da tarde quando fomos dar uma voltinha para calibragem final dos instrumentos. Em paralelo ao nosso "teste", os amigos do Terrius, o Bernardo e a Rosangela, faziam uma gostosa velejada. Quando terminaram os testes, nos despedimos e eles foram embora. Sentamos no cockpit respiramos profundamente enquando observavamos a lua no seu quaro crescente e inúmeras estrelas que apareciam. Determinamos o final da construção do Bossa Nova.
Acordamos cedo e partimos para Ilha Anchieta, cerca de 5 milhas do Saco da Ribeira, o mar estava calmo e a temperatura agradável com o sol dando o ar da graça. Podemos sentir pela primeira vez,o bossa nova em nossas mãos, deslisando suave a 6 nós, estável e com o leme leve.
Ao chegarmos na Ilha Anchieta, fizemos o café da manhã, junto com os amigos do Terrius, com ar de despedida, pois era o último dia de férias e retornariam São José e não sabiamos quando os veriamos de novo.
Ao retornamos a nossa poita no Saco da Ribeira, passamos a planejar nossa primeira perna da viajem e que ainda dependeria e alguns apertos nas correias do motor antes de partimos.

Ao retornar

3 comentários:

  1. Ola!!! Legal saber q o bossanova enfim navegou. Ja sou sua seguidora e o Rogerio tambem.Nosso blog:www.veleirogameio.blogspot.com.Dia 17 rogerio parte para Salvador onde esta o Gameio, e vai para Recife.Dia 25 vai p Noronha(REFENO).Eu nao poderei ir...E voce? Nao quer ir p Noronha c ele? qualquer coisa ce tem meu tel.Bem,boa sorte e q so bons ventos te levem.

    ResponderExcluir
  2. Ola Mauricio e familia.
    Parabens pelo Bossa Nova.

    Fiquei muito feliz com seu relato e confesso que até emocionado com o processo que vcs passaram até colocar seu novo"filho" na agua la no Saco da Ribeira.

    Tive um pequeno fast 23 (Pitanga) que ficava apoitado lá tambem, porem tivemos que nos desfazer dele. Tenho um sonho de um dia poder voltar ao convívio do mar como vcs estão fazendo agora.

    Nos diversos bloqs que tenho acompanhado, com relatos iguais ao seu, de pessoas que se programaram e construiram um barco durante alguns anos, não encontramos informações sobre os custos relacionados com todas as etapas do processo. Seria legal se vc pudesse apresentar um resumo, uma planilha de como tudo se passou, de maneira a poder ajudar outros que desejam seguir este sonho.

    Abraços a todos. Continuarei seguindo seu bloq.

    Bonsn ventos,

    Saulo

    ResponderExcluir
  3. Parabens. Sonho realizado;o BOSSA NOVA navega.
    Me ocorreu trecho do hino da Marinha.
    QUAL CISNE BRANCO QUE EM NOITE DE LUA
    VAI DESLIZANDO NUM LAGO AZUL,
    O MEU NAVIO TAMBEM FLUTUA
    NOS VERDES MARES DE NORTE A SUL.
    Mauricio e Marcia , a aventura apenas começou.
    Domingos e Cecilia (Vagal)

    ResponderExcluir