sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Rio de janeiro











Rio de Janeiro

Após uma boa noite de sono, acordamos com a baía da Guanabara como um lago, dia estava um pouco nublado, tomamos nosso belo café da manhã, e começamos arrumar a bagunça. Ao nosso lado havia dois veleiros um cal 9,2 e um brasilia 32. Vimos um de nossos vizinhos saindo no botinho e o chamamos para vir ao barco. Era o Patricio, simpatico argentino, que vive a bordo com sua esposa há 6 nos. Deu as dicas do local, falou que é muito seguro, ele deixa o botinho na praia enquanto faz suas compras, avisou sobre o vento forte que ia chegar etc. . Combinamos de fazer algo juntos no Bossa Nova.

A Urca é um lugar especial no Rio de Janeiro, uma viajem no tempo, casas lindas, de vários estilos, mas com carinha de casa aconchegante, portões baixos, flores nas janelas, parecia que estávamos nos anos 50/60. Muitos pássaros e micos pulando nos galhos das árvores. E é bem seguro, para velejadores é um daqueles lugares perigosos, pois dá vontade de ficar muito tempo…..em frete a praia do antigo casino, tem bancos, mercado, banca de jornal, lixeira, guarda vida que sempre da uma olhada no botinho, ônibus fácil para o centro e a pizzaria entrega pizza para velejadores é só ir pegar na praia. Adoramos !!! E para melhorar, o Mauro irmão do Mauricio mora numa ruazinha linda , do lado do Bossa Nova, menos de 50 metros da praia.
Sabendo que entraria um vento forte, mudamos o barco de lugar, para um angulo mais seguro. No final da manhã entrou a atividade pre frontal, forte, carneirando na baía. Nosso amigo Kasuo que veio no veleiro Santa Clara dar um oi, voltou rápido para a marina , pois a coisa tava pegando….Demos 60 metros de corrente e esperamos….As rajadas chegaram a 40 nós!!! A noite toda, só acalmou depois das 4 da manhã. Longa noite, não dormia, preocupada se o Bossa Nova aguentaria a pauleira. …Mas, como todas as tempestades : no mar, terra ou nas profundezas da alma….elas passam!!! Ficamos contentes com o comportamento do barco. Dentro dele estávamos aquecidos, quase não sentíamos sua dança no vento, sensação de segurança. Para Marina, era como se nada estivesse acontecendo, fazia seu quebra cabeça da Barbie sereia, e outros mais, bricou de panelinha e dormiu.

No dia seguinte, ainda chovia, ventava mais leve e nosso amigo Kasuo veio nos ajudar com o motor. Uma epopéia para chegarem a remo, contra um vento de 10 a 13 nós….chuva, mas chegaram. Ele ohou o motor,deu uma mexida no rele de partida e tudo certo, funcionou!. Passou o dia conosco, conversamos muito. Como aprendemos com o Kasuo….Daí quando falavamos que estávamos preocupados com o proximo trecho, devido a época do ano, Marina etc…Ele falou que estaria disponível para ir conosco !!!!!Oba, uma boa companhia e ajuda!!!
Parou de chover, deu um mormaço , baía estava um lago….Era a natureza e seus ciclos, suas frentes, torrentes e agora como diz meu querido Tom Jobim :“muita calma pra pensar e ter tempo pra sonhar “. E assim fizemos, brincamos na popa do barco com Marina, ela conversou com o mar, dizendo que ia cuidar dele, que não ia deixar cair sujeira ….. Pensamos no nosso roteiro, comtemplamos a vista, brincamos no botinho. Mas estávamos ansiosos par ver o Mauro e a Paula que chegariam de São Paulo e viriam jantar conosco. Assim que o Mauro desceu do avião ligou e disse : vi vocês lá de cima. Fizemos um risotto de bacalhau. Mauricio foi pegá-los na praia de botinho, tudo certo sem vento!!!! Troxeram um kit Siciliano que Mauro ganhou de um aluno: queijo, vinho etc. Trouxeram presentes para Marina que vovó Vevé e Tia Mara mandaram e deram uma boneca de pano muito engraçada, que ela chamou da Xinbica. O Mauro troxe o violão e fez uma seleção de Bossa Nova….Cantamos, cantamos, também ouvimos ele tocar músicas cubanas, poemas lindos….A noite estava uma delicia, eles dormiram no barco…….Foi muito gostoso.
No dia seguinte no café da manhã o Mauro falou de seu interesse em comprar um veleirinho para passear pela baía… Agora mais um para o time.
Fomos para terra, resolver coisas…terrenas: contas, roupas sujas etc. e voltamos paea o barco para planejar o roteiro. Vimos que havia uma frente fria com vento muito forte de leste , ondas e resolvemos esperar passar….
Este periodo foi muito importante, pois estamos tendo tempo de criar nossa rotina a bordo com Marina, conhecer o compoetamento e funcionamento das coisas no barco e arrumá-las. Fiz um diagnóstico de uma vazamento num local de difícil acesso na pia e arrumei, não ficou perfeito, mas ….deu certo !
Incrível como a manutenção de um barco nesta fase de “descobertas “ nos envolve , demanda tempo….. Mas é assim mesmo, tem que cuidar.
Percebemos que ficaríamos mais tempo que o esperado no Rio, decidimos ir a Sampa, matar saudade do Felipe, Luiza ( estava viajando ) , do Naninho ,Vevé e do restante da família . O barco ficou na Marina da Glória.
A Marina da Glória é bem interessante, abrigada, mas sentimos falta de alguns servicos : Mercado, lavanderia, posto de disel etc.
Fizemos amigos logo que chegamos, o povo do mar é muito bacana. Tem gente que mora aqui gente que tem barco e vem quase diariamente dar uma olhadinha e ver amigos, enfim, pessoal legal.Conhecemos o Victor um oceanógrafo que mora em um veleiro Boto 16 todo arrumadinho, com soluções para driblar o espaço ou seja a falta dele.O Ivo que tem um Arpege 30 clássico muito bonito, foi gentil e nos deu seu livro, "muito dinheiro. Grandes problemas".Encontramos com um frances o Axel, que é casado como uma francesa que comprou o Maitaroa , barco que o Cabinho e sua familia foram para a Africa do Sul. Agora estão no sul da França no Mediterrâneo. Ganhamos camisetas da turma do "Animares da Marina ". Também conhecemos o Celso que construiu pelo menos 2 barcos do Cabinho e já velejou bastante por aí, deu dicas , gostou do barco e nos autografou seu livro : memórias da varanda.
O Bossa Nova recebeu muitas visitas de pessoas do mar que queriam assuntar aquele barco diferente nestas paragens. Os velejadores que encontramos não se caracterizavam pelo número de pés do seu barco, mas pela suas experiências, vontade de dividí-las, solidariedade e amor pelo mar.

Em um desses dias fez um belo sol e saímos com o Mauro para abestecer de diesel e dar uma velejada…uma delicia…..
O Kasuo nos levou para passear no Forte de Santa Cruz da Barra em Niterói. Lindo lugar, uma viagem no tempo. Vista fabulosa da entrada na baía da Guanabara, e entre muitos canhões, havai flores, um céu azul e o Corcovado…..
Ontem dia estava bonito , saímos com Mauro para velejar…. o Bossa Nova estava com suas velas cheias, vento de 16 a 17nós de través e fomos até Niterói. Fizemos 6,6 nós de velocidade. O barco veleja gostoso, estável, ficamos felizes com o seu desempenho . Voltamos para Marina e estamos aguardando o tecnico da Yamar fazer a revisão de 50 horas para planejarmos a saída para próxima perna.

2 comentários:

  1. Ola equipe 3M (Mauricio, Marcia e Marina).

    Com muita satisfação tenho acompanhado a jornada de vcs. Como já falei em um post anterior, a maneira com vcs tem encarada esta nova etapa de suas vidas reflete muito de meus desejos.

    Há duas semanas estive em Ubatube visitando o Conrrado no estaleiro. Quem sabe vamos fazer algo com ele.

    Os textos do bloq (ainda não sei exatamente que os redige) sõa muito claros e fico esperando diariamente novas postagens. parabens.

    Bem, ficamos por aqui torcendo por vcs.

    Abraços a todos e bons ventos os guiem.

    Saulo Caridade

    ResponderExcluir
  2. Caro Saulo

    Obrigada pelos seus comentários. Ainda estamos aprendendo fazer essa coisa de blog. Eu era reticente, mas quando lembrava o quanto viajávamos nos blogs das pessoas que estavam fazendo o que sonhávamos, concordei em fazer. Recebemos emails de amigos, pessoas como vc q não conhecemos, mas que tem sonhos comuns nos dando força e viajando conosco, é bem legal, nos estimula a continuar. Os textos são escritos a maioria das vezes a quatro mãos.Que bom q vc gostou.

    Abraços e espero que vc começe a construir seu sonho....É muito bom vivê-lo!!!
    Marcia Iasi
    Veleiro Bossa Nova

    ResponderExcluir